Backup de configurações de switches Cisco

Para quem mantem vários switches e não tem nenhum software da Cisco para fazer backup das configurações dos equipamentos, ai vai um script para Linux que você pode agendar para rodar via CRON e salvar o running-config dos seus equipamentos.

Os pre-requisitos são:

  • servidor TFTP com upload habilitado;
  • expect;
  • telnet;

Para começar, baixe o confbackup-telnet-tftp.exp.gz e descompacte com com o gunzip. Se precisar, torne-o executável com “chmod 755 confbackup-telnet-tftp.exp”. Depois é só executar, passando os parâmetros o IP ou nome DNS do equipamento, a porta em que o serviço de TELNET está executando, usuário e senha de login ( geralmente o usuário permitido para login é level 0 ) , senha de ENABLE ( a configuração somente pode ser vista no level 15 ) e o IP ou nome DNS do servidor TFTP para onde deve ser feito o upload da configuração.

O arquivo gerado no TFTP tem o nome no formato HOST-DATA, sendo que HOST depende de como foi especificado o endereço do equipamento – nome DNS ou endereço IP. A data é “ano-mes-dia-hora-minuto”. Se o backup for feito especificando 10.10.10.10 e foi executado as 20:10 de 22/07/2015, vai o arquivo gerado será 10.10.10.10-2015-07-22-20-10 na raiz do TFTP.

Para vários equipamentos é mais fácil criar um arquivo com todos os equipamentos, como no rotinabackup.sh.gz e agendar no CRON com a linha abaixo para ser executado a cada hora:

0 * * * * /root/bin/rotinabackup.sh

Se tiver alguma dúvida, apenas execute ./confbackup-telnet-tftp.exp

Assim que conseguir, vou publicar uma VM com os scripts e acesso via HTTP ao histórico das configurações.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *